top of page
Buscar
  • Foto do escritorLitroz

Diferenciação de preços no combustível


Imagine esse cenário; depois de um

longo dia de trabalho, o motorista entra em seu veículo e vê que o tanque já chegou na reserva. Ele avista um posto de gasolina com um ótimo preço em seu caminho para casa, então decide já parar para abastecer. Quando finalmente chega na vez dele, o preço para pagar com cartão de crédito é 15 centavos mais alto. Que prejuízo!


A Lei 13.455/2017, que entrou em vigor em junho de 2017, permitiu a diferenciação de preços em estabelecimentos conforme o meio de pagamento. O cartão de crédito apresenta taxas mais altas ao estabelecimento, além do reembolso se concretizar apenas 30 dias após a venda e, por esses motivos, o lojista acaba por repassar esses custos ao consumidor. Espera-se que a diferenciação continue a trazer mais poder de negociação para o consumidor , que pode solicitar desconto se o pagamento for à vista caso não haja diferenciação nos preços.


O consumidor deve, portanto, ponderar se o prazo que ele terá ao pagar utilizando crédito, compensará o adicional a ser desembolsado no momento da compra, pois essa diferença pode ser muito superior do que o ganho de prazo.


A diferenciação torna-se mais expressiva no caso do combustível, em que o acréscimo é feito sobre o valor do litro, e o abastecimento em um volume muito maior. No mercado de frota, a situação complica-se ainda mais, pois os chamados cartões de frota exercem em média, taxas e períodos de reembolso muito superiores mesmo ao cartão de crédito, com um acréscimo chegando a até 25 centavos, além de atenderem um público com elevado consumo. Ainda quando a empresa opta por fazer a velha "continha" no posto, ela acaba por pagar um acréscimo no valor do combustível, pois o posto de gasolina assume os riscos de não receber os valores abastecidos.



Fica então a pergunta, qual preço você prefere pagar?


O ideal, seria ter o controle entregue pelos cartões de frota, porém, pagando o preço à vista. É por isso que existe a Litroz, a plataforma de gestão totalmente automatizada, que entrega para as empresas o combustível com o preço à vista, além de ferramentas modernas e precisas para o controle da frota da sua empresa. Nossa missão é acabar com o preenchimento das notinhas de posto, ineficientes e fáceis de fraudar, garantindo também o melhor preço em cada abastecimento. Pergunto novamente, qual preço você prefere pagar?


503 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page