Buscar
  • Litroz

Entenda porque automatizar os gastos com combustível da sua empresa

Atualizado: 29 de Jun de 2018

A automatização de processos já é uma realidade em diversos setores, e o de combustível tem de seguir o mesmo caminho...


Frotas corporativas são usadas por empresas de todos os portes e áreas de atuação, sejam elas próprias ou terceirizadas. E, independentemente da quantidade ou do tipo de veículo utilizado, os gastos com combustíveis acabam se tornando um dos grandes custos operacionais dessas empresas, evidenciando a necessidade de se fazer o controle de combustível da frota.


Mas saber o quanto se gasta com abastecimentos dos veículos é apenas parte dos motivos pelos quais se deve fazer este controle. Dentro de qualquer negócio, todos os gastos precisam ser controlados, sejam eles compras de suprimentos de escritório ou a gasolina que vai nos tanques dos carros, para que se possa avaliar uma série de indicadores e realizar ajustes promovendo a produtividade e eficiência da sua operação.


Entenda melhor a importância de acompanhar o consumo de combustíveis dos veículos que atendem sua empresa e otimize a maneira como você gerencia este recurso.


Afinal de contas, por que fazer o controle de combustível da frota?


Para trocar de combustível, se necessário


Alguns veículos são conhecidos como flex, ou seja, funcionam com mais de um tipo de combustível. Porém, o desempenho com cada um desses combustíveis – álcool ou gasolina, por exemplo – é bem diferente, com grandes variações de rendimento entre eles.

Fazendo o controle de combustível da frota, é possível perceber facilmente qual combustível tem melhor relação custo x benefício para os seus veículos, ou seja, qual deles traz o menor custo por km rodado.


De modo geral, recomenda-se que a escolha entre gasolina e etanol seja feita observando a relação de preços entre os dois combustíveis – vale mais a pena abastecer com álcool quando seu preço por litro está abaixo de 70% do litro da gasolina.


Esta é uma recomendação genérica, direcionada a condutores particulares. No caso de uma frota corporativa, é preciso um acompanhamento mais detalhado, que contemple variáveis como a média de km/ litro por veículo, comparando esta média entre os combustíveis avaliados.


Isso porque diferentes veículos podem variar bastante o seu aproveitamento de combustíveis, por características mecânicas, pelo estilo de direção do condutor, calibragem e desgaste dos pneus e condições do asfalto, entre vários outros aspectos.

Além disso, o controle de combustíveis da frota pode ajudar a detectar o melhor fornecedor em termos de qualidade. Quando os veículos rendem mais abastecendo em um posto do que em outro, usando o mesmo tipo de combustível, fique atento.


Combustíveis adulterados não só causam prejuízo financeiro como aceleram o desgaste dos veículos e pode ocasionar panes, colocando em risco seus colaboradores e deixando o veículo parada por alguns dias para uma manutenção imprevista.


Para aprimorar sua projeção de gastos


Depois de algum tempo coletando os relatórios de controle de combustível da frota, você terá dados suficientes para estimar o consumo de combustíveis em períodos futuros. A partir desses números, e utilizando informações sobre o preço do combustível, será possível elaborar uma projeção de gastos muito mais precisa.

Isso é muito importante para planejar o orçamento da sua empresa e provisionar recursos adequadamente para os próximos meses. 


Lembre-se de que o provisionamento inadequado de recursos pode causar grandes problemas para o gestor de frotas: ele precisa manter os veículos rodando com o mínimo de imprevistos e o máximo de previsibilidade financeira possível.


Para aumentar a eficiência da frota


Eventualmente, alguns motoristas podem não seguir as políticas de uso dos veículos estabelecidas pela empresa. É muito importante acompanhar o consumo de combustível de cada veículo da sua frota, pois assim se torna possível a identificação dos motoristas responsáveis pelo comportamento inadequado e quais são esses desvios de conduta.


A partir dessas informações, você poderá tomar medidas direcionadas de gestão. Entre elas, estão os treinamentos de direção defensiva, políticas de recompensa para condutores exemplares e medidas administrativas para a punição de condutores que infringem as normas da empresa.


Para identificar maus hábitos no abastecimento


Com o controle de combustível da frota, é possível avaliar como os veículos da sua empresa estão sendo tratados. Será que eles estão sendo abastecidos regularmente, de acordo com uma programação? Será que estão sendo abastecidos toda vez que o tanque esvazia um pouquinho? Será que estão sempre rodando com o tanque quase vazio?

Maus hábitos e falta de processos bem definidos para os abastecimentos podem impactar diretamente os custos com combustíveis e manutenções corretivas. É importante que haja parâmetros claros para definir quando os veículos devem ser abastecidos, até mesmo para garantir que seja utilizado o fornecedor de preferência da empresa.


Mas por onde começo?


Como você pôde perceber, o controle de combustível da frota é essencial para uma gestão adequada deste recurso. Ao longo do tempo este controle permite, entre outras coisas, a redução no consumo de combustíveis e, por consequência, a diminuição dos gastos da sua empresa. A Litroz conta com um plataforma automatizada, que lhe permite aliar gestão, eficiência e economia em cada abastecimento, sem ter que pagar nada mais por isso.


Acesse nosso site e conheça mais sobre a Litroz.


Fonte: Locamerica

0 visualização

SOBRE

Somos uma startup de gestão de abastecimento e controle de gastos com combustível.

  • Litroz
  • Litroz
  • Ícone cinza LinkedIn

CONTATO

E-mail: contato@litroz.com

Telefone: +55 (31) 3956-0887

      +55 (31) 98582-3705

Endereço: Rua dos Otoni, 428, Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG 30890-900

NAVEGAÇÃO

BAIXE O APLICATIVO

Faça o download do app da Litroz

Consulte saldo, postos e histórico de abastecimento.

LITROZ © 2018. Site por Alessandra Morato & Adriano Brito.

Logotipo da empresa de Gestão de Combustível Litroz