Buscar
  • Litroz

Vale a pena ter um tanque de abastecimento próprio?

Atualizado: 29 de Jun de 2018

Na busca por gerenciar custos muitas empresas e industrias tomam a decisão de   montar um sistema próprio de abastecimento de suas frotas. Se você está neste momento pensando em adquirir um tanque de abastecimento, acompanhe nossas dicas:


Primeiro passo

O primeiro passo para esta decisão é verificar qual o consumo mensal de combustível da sua frota. Com base nestes dados faça as contas entre abastecer em um posto externo, podendo contar com ferramentas de gestão automatizadas, como a Litroz, por exemplo, ou mesmo iniciar as pesquisas e implementação do seu próprio tanque.



Benefícios de ter um tanque próprio de combustível


Custos operacionais de abastecimento mais baixos

Ter um tanque de abastecimento em sua propriedade ou em sua empresa gera rapidez e disponibilidade de combustível 24 horas. Além disso, evita custos com deslocamento permitindo, por exemplo, o abastecimento mais rápido de máquinas e geradores. A compra em grande quantidade de combustível também pode gerar economia na hora de negociar com fornecedores, já que as negociações são feitas com empresas especificas que apresentam, muitas vezes, preços mais competitivos que os postos.


Maior controle de qualidade do combustível

Tendo tanques próprios para abastecer sua frota é possível melhorar o controle contra combustíveis adulterados, uma vez que você pode escolher e analisar a certificação do fornecedor. Lembre-se que um combustível livre de contaminação ou adulteração pode garantir uma maior longevidade de suas máquinas e veículos.


É importante lembrar que, no caso do óleo diesel, ainda não se consegue eliminar a presença da água por completo, mas é possível controlar os níveis desta e de outras formas de contaminação.


Dentre as maneiras de controle está a instalação dos chamados filtros separadores de água. Este tipo de filtro pode ser instalado junto à bomba de combustível ou mesmo no sistema de abastecimento de tanques de elevação.


Com poder de eliminar 99% dá água e partículas sólidas até 10 micras, estes filtros geram ainda mais economia para sua frota como:

- Aumento do rendimento do combustível; - Diminuição da troca de filtros de combustíveis de máquinas e veículos; - Redução na necessidade de manutenção de bicos e bombas de injeção de combustível.



Qual a melhor opção de taque de abastecimento de interno?


Dentre os modelos de tanque de abastecimento o mais popular é o tanque aéreo. Instalado acima do solo este tipo de tanque de óleo combustível é considerado uma alternativa mais segura do que os tanques subterrâneos, já que permite um fácil acesso para inspeções de monitoramento contra vazamentos e corrosões. A facilidade de acesso também permite praticidade para a armazenagem e limpeza do tanque.


Pesquise sobre os melhores materiais para tanque de combustível

É muito importante também pesquisar um bom produto. Cada vez mais as empresas fabricantes de tanque para armazenamento de óleo diesel investem em pesquisa para desenvolver novos materiais. Hoje, além do aço, também é possível encontrar tanques de polipropileno.


Mas e os custos de implementação e manutenção?


Normas e licenças são necessárias

Depois de considerar a questão econômica e avaliar sua necessidade de ter um tanque próprio de abastecimento de combustível, procure informações sobre as licenças ambientais e as normas de segurança para a instalação de um sistema. Veja mais informações neste link.


Novos processos, novos custos

É essencial ter em mente que internalizando todo o processo de abastecimento da sua empresa, você estará também absorvendo funções que antes eram realizadas pelos postos ou mesmo por sistemas de gestão de abastecimentos. Nesse caso, sua empresa deverá estar preparada para dedicar tempo e trabalho em tarefas como gestão de pedidos de combustível, controle e fiscalização de entregas, e ainda manter, de forma interna, todo o processo de gestão de abastecimentos do veículo, já que as informações de cada abastecimento somente poderão ser fornecidas pela própria empresa.


Por isso é importante considerar se a economia advinda dos menores custos de aquisição do combustível vai compensar todos os novos custos gerados pelos novos processos de gestão que serão internalizados pela empresa.


Um único local de abastecimento

Ter uma base de abastecimento dentro da empresa pode se tornar um custo no momento em que a frota de veículos exigir novos pontos de abastecimento, e começar a apresentar desvios de rota. A cada abastecimento feito fora da empresa, perde-se o controle e os benefícios oferecidos pelo tanque próprio, acarretando em possíveis prejuízos para a empresa.



Concluindo...


Como descrevermos há uma série de benefícios operacionais e econômicos para quem decide investir em um sistema próprio para abastecimento de frotas. No entanto, seja na cidade ou no campo, é importante escolher um bom produto e conceber um bom projeto de instalação observando as normas ambientais e de segurança, e sempre considerar as novas opções oferecidas pelo mercado.


A Litroz oferece todo o aparato necessário para a gestão e controle de abastecimentos da sua empresa, sem nenhum tipo de custo operacional.

Visite nosso site e conte com mais essa opção de abastecimento e gestão para sua empresa:


Conheça a Litroz


Fonte: Poc Filtros


20 visualizações

SOBRE

Somos uma startup de gestão de abastecimento e controle de gastos com combustível.

  • Litroz
  • Litroz
  • Ícone cinza LinkedIn

CONTATO

E-mail: contato@litroz.com

Telefone: +55 (31) 3956-0887

      +55 (31) 98582-3705

Endereço: Rua dos Otoni, 428, Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG 30890-900

NAVEGAÇÃO

BAIXE O APLICATIVO

Faça o download do app da Litroz

Consulte saldo, postos e histórico de abastecimento.

LITROZ © 2018. Site por Alessandra Morato & Adriano Brito.

Logotipo da empresa de Gestão de Combustível Litroz