Buscar

Veículo Parado na Quarentena

Veículo parado na quarentena? Confira essas dicas de como cuidar do seu veículo e se sua frota nesta pandemia.


O Covid-19 mudou por completo a rotina das pessoas e das empresas. Tarefas e serviços diários foram subitamente alterados pela pandemia que, desde março, tem forçado as pessoas a ficarem em casa. Na garagem, muitos carros também estão parados.



Ficar parado, um dia ou outro não faz mal, mas estacionar o seu veículo e a sua frota, durante meses, pode prejudicar a mecânica do automóvel. Por isso preparamos um manual de como guardar o seu veículo e como deixar sua frota pronta para rodar novamente! Vamos lá?

1 - Bateria

A bateria de chumbo ácido, utilizada na maioria dos veículos, pode suportar um período de aproximadamente 20 dias sem funcionamento. Uma das opções para manter a bateria devidamente armazenada, é desconecta-la do veículo, mas isso pode acabar desconfigurando o funcionamento de componentes elétricos. Por isso, a melhor opção ainda é ligar o veículo a cada 20 dias, e deixar o motor funcionar até que o sistema de refrigeração seja ativado. Mas não se esqueça, nunca faça isso em locais fechados, se possível, ligue o veículo e dê uma volta pelas ruas do bairro.

2- Motor


Se a bateria também precisa de uso, o motor não seria diferente. Ligue o motor do carro uma vez por semana, durante 10 minutos. Isso garante a circulação do óleo por todas as partes do motor, evitando ressecamentos e oxidações. Dar uma voltinha pelas ruas ainda é a melhor opção.

3- Pneus


Parado por muitos dias na mesma posição, o pneu do carro pode acabar apresentando deformações nas áreas de contato com o solo, dando origem ao “pneu quadrado”. Para que isso não ocorra, antes de parar o veículo, calibre os pneus com o máximo de calibragem permitida pelo fabricante. Não se preocupe que essas informações estão detalhadas tampa do porta-luvas ou dobradiça das portas do veículo. Feito isso, altere a posição do automóvel a cada 10 dias, evitando alterações na estrutura dos pneus.

4- Tanque de combustível

O tanque de combustível também vai precisar de cuidados caso o veículo fique parado por muito tempo. Para evitar o ressecamento, encha o tanque do carro, para deixar o mínimo de ar dentro do reservatório.

Se for completar de gasolina, use preferencialmente combustíveis de linha premium – de alta octanagem – ou aditivadas, já que elas têm agentes antioxidantes que o combustível comum não tem. Não se esqueça que combustível parado também estraga, por isso vale a tão importante voltinha no bairro para movimentar o combustível. No caso dos veículos a diesel, há uma preocupação extra. O combustível tem uma porcentagem de biodiesel, um material “vivo” que, muito tempo parado, pode ocasionar a proliferação de bactérias. Por isso, é recomendável, ainda, que o modelo a diesel não fique muito tempo exposto ao sol. Ligando o veículo uma vez por semana, o diesel volta aquecido para o tanque e acaba diluindo essas microbactérias que surgem quando o combustível está armazenado por muito tempo.

Quando tudo se normalizar, o ideal é realizar a troca do combustível do tanquinho de partida a frio. Isso porque este combustível pode já estar oxidado. Para isso basta descontar a mangueira, esvaziar o recipiente e inserir uma gasolina nova. No caso daquele carro a diesel paradão por mais de dois meses, que não teve o motor ligado nenhuma vez, também é aconselhável trocar todo o combustível do tanque.

5 - Rolamentos

Os rolamentos são mais simples, mas não dispensam a volta pelo bairro para manter a lubrificação das esferas e da carcaça do rolamento. Por isso, ligue e saia da garagem a cada 15 dias, ok? Caso contrário, a falta de lubrificação pode oxidar e gerar ferrugem nos rolamentos.

6 - Freios

Veículos expostos à mudanças climáticas do dia a dia ou com umidade elevada tendem a apresentar oxidação dos discos de freio. Para evitar qualquer problema, uma voltinha a cada 20 dias, com testes de freio, é o ideal.

Quando voltar ao normal, não se assuste com os barulhos ao rodar com o carro depois de ele ter ficado parado. Conforme o sistema for solicitado, a própria pastilha “raspa” os restos de oxidação do disco e o veículo voltará a frear sem ruídos.

7 - Ar-condicionado

O ar-condicionado segue a recomendação do motor, e precisa ser ligado uma vez por semana. Isso evita a retenção de umidade no filtro e, consequentemente, a formação de bactérias que causam aquele “cheirinho” de carro guardado. Deixe o vidro aberto e ligue o ar por aproximadamente 5 minutos.

Se mesmo com os cuidados, o carro apresentar algum odor, a dica é acionar a climatização com a temperatura mais quente possível, a recirculação fechada e deixar funcionando por dez minutos. Vale também fazer uma higienização em lojas especializadas. O custo fica entre R$ 100 e R$ 200.

8 - Limpador de para-brisa

A dica para evitar o ressecamento precoce das paletas e das borrachas é deixar as hastes do limpador levantadas, eliminando o contato com o para-brisa. Isso reduz o desgaste. Quando tudo se normalizar, passe um pano úmido e retire o excesso de poeira no limpador antes de descer as hastes.

9 - Pintura

Empresa nenhuma gosta de uma pintura manchada ou queimada, certo? E os principais causadores desses desgastes na pintura são a exposição excessiva ao tempo, e o acúmulo de dejetos e poeira. Por isso, mantenha o veículo em local arejado, mas coberto. Caso a garagem seja ao ar livre, vale a pena investir em uma capa protetora. Outra dica importante é lavar o carro uma vez a cada 15 dias, isso reduz muito as chances de desgastes da pintura. Com esses cuidados seu veículo ou sua frota vão estar prontas para rodar, quando você precisar. Gostou? Quer mais dicas de como cuidar do seu veículo ou da sua frota? Clique aqui para acessar o Blog Litroz e ter as melhores informações para o seu veículo e sua frota.

9 visualizações

SOBRE

Somos uma startup de gestão de abastecimento e controle de gastos com combustível.

  • Litroz
  • Litroz
  • Ícone cinza LinkedIn

CONTATO

E-mail: contato@litroz.com

Telefone: +55 (31) 3956-0887

      +55 (31) 98582-3705

Endereço: Rua dos Otoni, 428, Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG 30890-900

NAVEGAÇÃO

BAIXE O APLICATIVO

Faça o download do app da Litroz

Consulte saldo, postos e histórico de abastecimento.

LITROZ © 2018. Site por Alessandra Morato & Adriano Brito.

Logotipo da empresa de Gestão de Combustível Litroz