top of page
Buscar
  • Foto do escritorLitroz

Você sabe utilizar o ar condicionado do seu veículo de forma eficiente?

Atualizado: 25 de jul. de 2018

O ar condicionado faz o papel de herói no calor mas, muitas vezes, de vilão no orçamento. Existem formas porém, de curtir o conforto refrescante do aparelho sem pesar o bolso. Confira algumas dicas para usar com melhor aproveitamento o ar condicionado:


1 - Coloque o ar na função Circular


Quando ajustado para a função de circular o ar, a economia de consumo do aparelho pode chegar a até 40% quando comparada à função de ar externo. Isso ocorre porque o ar interno já se encontra em uma temperatura mais baixa em relação ao ar externo, fazendo com que o ar condicionado "trabalhe menos" para manter a temperatura no interior do veículo.


2 - Na estrada, ligue o ar


É comum ver motoristas viajando com vidro aberto, afinal, qual a necessidade de ligar o ar condicionado com tanta brisa?

A verdade é que essa prática resulta em um consumo bem próximo caso o ar esteja ligado, devido à resistência do ar. O carro com as janelas abertas perde aerodinâmica, fazendo com que o motor trabalhe mais para manter a velocidade. O melhor a fazer é viajar em conforto e sem se preocupar com o consumo do combustível.


3 - Na chuva, use o ar condicionado na temperatura certa


Quando chove é quase inevitável ligar o ar para desembaçar os vidros, mas assim que a temperatura cai muito, os motoristas desligam o aparelho. Assim que a visibilidade volta a piorar, o ar condicionado é ligado novamente. Esse liga e desliga gera uma variância no ritmo de rotação do motor, o que reduz um pouco a vida útil dos componentes do sistema de ar e do próprio motor. Na chuva então, regule a temperatura de forma que os vidros fique límpido e que o interior do veículo fique confortável.


4 - Confira as janelas


Olhe sempre se as janelas estão realmente fechadas antes de ligar o ar condicionado. Com o ambiente fechado, há uma menor troca de ar com o exterior, fazendo com que o interior do veículo fique mais rapidamente climatizado. É importante também verificar as borrachas do fechamento de vidros e portas, que podem estar deixando o ar resfriado sair e o ar quente entrar.


5 - Faça a manutenção preventiva


Para garantir o melhor funcionamento do ar condicionado existem algumas práticas a serem seguidas. Cuide bem do ar que você respira, quando estiver se aproximando do destino, desligue o ar-condicionado e ligue a ventilação. Isso elimina a umidade na tubulação e evita a proliferação dos fungos, o que auxilia a função do filtro. É importante também ligar o ar condicionado pelo menos uma vez por semana por aproximadamente 10 minutos. Isso faz circular o gás e o óleo, lubrificando o sistema e evitando o ressecamento das peças.


Siga essas dicas para seu ar condicionado te refrescar por muito mais tempo sem pesar no orçamento. Agora, se o preço do combustível realmente não permitir esse conforto, desligar o ar condicionado pode resultar em uma economia média de 8% até 20%.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page