top of page
Buscar
  • Foto do escritorLitroz

A importância do ABS

Desde o ano de 2014, todos os veículos produzidos no Brasil devem ser equipados com freios ABS, o Anti-lock Braking System, ou Sistema de Frenagem Anti Travamento.




ABS é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie e entre em derrapagem quando o pedal do freio é pisado fortemente, evitando a perda de controle do veículo.

Esse sistema é composto por sensores que monitoram a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do veículo. Esses sensores medem a rotação e passam essas informações para a unidade de controle do ABS. Se essa unidade detectar que alguma das rodas está na eminência de travar, haverá a intervenção da central em milésimos de segundo, modulando a pressão de frenagem, garantindo assim que a roda não trave e proporcionando uma frenagem mais segura.


O sistema ABS  proporciona benefícios como a não derrapagem do veículo e, consequentemente, o aumento da estabilidade em condições de frenagens de emergência, permitindo que o usuário possa desviar de obstáculos enquanto freia, reduzindo a distância de parada em até 30%. Vale ressaltar que o sistema ABS só é ativado frente a frenagens bruscas.


A uol carros realizou um teste de frenagem utilizando carros sem e com sistema de freios ABS e os resultados são extremamente significativos. Enquanto o carro sem ABS, a uma velocidade de 70km/h percorreu 48 metros antes de parar completamente, um carro de mesmo modelo percorreu apenas 3o metros nas mesmas condições. Fica evidente a importância dessa tecnologia, presente em massa no país desde 2014.


380 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page