top of page
Buscar
  • Foto do escritorLitroz

Existe um melhor horário para abastecer?

Acredite se quiser, o costume de abastecer sempre no mesmo horário pode estar ajudando na sua economia ou a prejudicando.



O combustível, assim como todos os líquidos, reage a mudanças de temperatura, fazendo com que suas moléculas se concentrem ou se expandam mais. Em temperaturas mais baixas, o líquido fica mais denso, ou seja, com uma massa constante (Kg), o volume do liquido será menor. O contrário acontece para temperaturas mais elevadas. Um exemplo desse fenômeno é o caso de um carro abastecido com 50 litros de gasolina a 20 °C, que, se estacionado no sol durante todo o dia, no fim do dia a uma temperatura de 35 °C, terá o volume de gasolina aumentado em 0,9 litros.


Como os abastecimentos em postos de gasolina são pagos baseados no volume de combustível, e não na massa, pode ocorrer uma diferença entre a quantidade abastecida em temperatura mais elevada e mais baixa. Um estudo realizado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, apontou que nos horários mais quentes do dia, houve perda de quase 400 ml a cada 50 litros de gasolina ou de aproximadamente 250 ml a cada 50 litros de etanol nas amostras coletadas.


Vale ressaltar que apesar de os tanques subterrâneos dos Postos de Gasolina amenizarem esse efeito, ele ainda é relevante na rotina de quem abastece. O simples fato de abrir o tanque de combustível em dias mais quentes pode resultar em perda de combustível em estado vapor. Os tanques dos carros mais novos são pressurizados. Quando estão fechados, a pressão lá dentro é mais alta que a do ambiente. Isso faz com que o combustível, mesmo em temperatura mais alta, mantenha-se líquido. Ao abrirmos o tanque, essa pressão cai, resultando na evaporação de parte do líquido. É daí que vem aquele cheirinho de gasolina que sentimos ao abrir o tanque ou ao abastecer, do vapor que é utilizado no motor para melhorar sua eficiência.


Bom, agora que você já sabe que o horário de abastecer também interfere no consumo e nos gastos de combustível da sua frota, fique atento e evite abastecer nos dias e horários mais quentes. O ideal é sempre programar o abastecimento dos veículos para o início do dia, já que os tanques de combustível dos postos foram resfriando durante a noite e sua frota vai poder contar com o tanque cheio durante todo o expediente.


Outra forma de reduzir ainda mais os gastos com combustíveis de sua empresa é utilizando uma plataforma de gestão que fornece todos os dados de abastecimento e eficiência dos veículos. A Litroz entrega todos os dados e ferramentas para essa gestão e o melhor, tudo sem custos! Gostou? Acesse nosso site.



730 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page