top of page
Buscar
  • Foto do escritorLitroz

Regras da calibragem de pneus, você as segue?

Calibrar os pneus com frequência é necessário para melhorar sua durabilidade e também auxiliar na segurança do motorista e seus passageiros. Muitos motoristas, porém, não tem conhecimento dos hábitos e atitudes necessárias para maximizar a vida útil dos pneus, que podem ter grande impacto no bolso do motorista e das empresas.


O primeiro hábito que os motoristas devem adotar é o de calibrar os pneus a cada 15 dias, para que a pressão seja mantida sempre próxima ao ideal, especialmente antes de viagens mais longas, não se esquecendo também do estepe. Segundo os fabricantes, é importante calibrar os pneus quando eles estão em temperatura ambiente, ao calibrá-los nessas condições, as oscilações são pequenas, tornando a calibragem mais eficaz. Caso o veículo tenha rodado distâncias acima de 5km, é bom colocar o número da calibragem de 2 a 4 unidades superior ao indicado pelo fabricante.


Outro fator indispensável ao motorista, é a checagem da pressão ideal para os pneus de cada modelo de veículo, informação que pode ser encontrada no manual do fabricante ou mesmo em adesivos colocados no interior das portas dos veículos. Vale ressaltar que o valor indicado pode variar de acordo com o peso carregado e com a estrada em que veículo irá rodar. Estradas com lama, por exemplo, requerem um pneu mais aderente, logo, com uma calibragem menor. Uma calibragem superior ao indicado pode causar desconforto para os passageiros e motorista, enquanto uma calibragem menor em dias de chuva, pode elevar o risco de aquaplanagem em asfalto.


Os pneus, segundo os fabricantes, também possuem data de validade, sendo importante ficar atento às datas de fabricação. Vale ainda realizar o alinhamento, processo de regulagem da direção e suspensão do veículo, que impacta diretamente na vida útil dos pneus , além de tornar a direção mais leve, já que haverá menor resistência de rolamento, e proporcionar maior controle de direção, aumentando a segurança do veículo. É importante também, realizar o balanceamento, processo de compensação feito para equilibrar o conjunto do pneu e rodas do veículo, que permite que a roda gire sem provocar vibrações nos veículos em determinadas velocidades. Quando há "desbalanceamento" no veículo, a direção torna-se instável e ocorre um desgaste irregular dos pneus.


Por fim, há ainda o rodízio, troca periódica de posição dos pneus nos eixos, que proporcionará o desgaste mais uniforme, prolongando a vida útil dos pneus e assegurando o bom comportamento do veículo. Seguindo todos esses hábitos, os pneus do seu veículo e de sua frota irão durar muito mais, dando também mais segurança ao motorista.

240 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page