top of page
Buscar
  • Foto do escritorLitroz

É correto poupar o carro?

Muitas pessoas acreditam que rodar menos com seu veículo é beneficial por poupar o motor, os pneus, e o carro como um todo mas, será que isso realmente acontece?

A utilização do veículo em trajetos curtos faz com que o motor não atinja sua temperatura ideal de funcionamento, que pode levar a uma incrustação da gasolina no motor, o que dificulta o seu processo de refrigeração. O motor que trabalha constantemente em uma temperatura mais baixa carbozina mais.


Essa utilização sub ótima do motor, pode causar a fadiga prematura de componentes, reduzindo a vida útil do motor. O ideal é que sejam rodados ao menos 10km em um trajeto por dia de uso.


É interessante mencionar que, apesar do uso constante em curtos trajetos ser prejudicial, deixar de utilizar o veículo durante alguns dias não apresenta nenhum tipo de problema. Deixar o carro sem uso durante meses, porém, já é outra história. Muitas das peças de borracha e polímeros tendem a se degradar durante esse período. Assim, mangueiras e vedações podem romper e, com o vazamento de água ou óleo, o motor pode ser danificado. Combustível e lubrificante também estragam e o seu uso nessa condição faz o motor falhar.


Caso o veículo fique muito tempo parado, o motor deve ser colocado para trabalhar, percorrendo ao menos 10km , sendo que o simples funcionamento do motor durante poucos minutos pode piorar a situação do veículo.


Ou seja, para trajetos curtos, dê preferência a outros tipos de transporte, e não se preocupe em poupar o veículo diminuindo seu uso e o tamanho dos percursos.

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page